Press Enter to Search

3HAUSS

3HAUSS é um jogo de palavras. O "3" (three em inglês) refere-se à tríade arquitetônica, proposta pelo arquiteto romano Marcus Vitruvius: Firmitas, Venustas e Utilitas que representam, respectivamente, os princípios estruturais das edificações, os conceitos de beleza e os de funcionalidade. Além disso, o número brinca com a sonoridade de tree na língua inglesa, que significa tanto árvore quanto viga.
Hauss, mais um jogo com a palavra alemã haus, que significa casa. Com mais um “s” a palavra ganha o significado de extraordinário, surpreendente e maravilhoso em inglês. O nome 3HAUSS une os conceitos da arquitetura surpreendente, ecologicamente responsável, e da organização e concepção inteligente de espaços.

ENTENDA O MOTIVO DE OS PUXADORES SEREM COMPRADOS SEPARADAMENTE DA MARCENARIA

junho 13th, 2016

Os puxadores são peças fundamentais para a abertura da maioria das portas e gavetas de armários mas, mesmo assim, não são inclusos nos orçamentos dos marceneiros na maior parte das vezes. Veja abaixo os principais tipos de puxadores e entenda porque é aconselhável comprá-los separadamente da marcenaria:

3HAUSS-Arquitetura-puxadores-marcenaria

1. Puxador com fixação bilateral (de alça)

O puxador com fixação bilateral é normalmente longitudinal, saliente sobre o móvel e possui formato em “C” (barras curtas ortogonais ao móvel e barra alongada paralela ao móvel). Ele é encontrado em uma infinidade de modelos, formatos, tamanhos e materiais e o seu custo varia muito de acordo com esses aspectos. São fabricados mais comumente em alumínio, aço inox, plástico, ferro fundido e em madeira.

3HAUSS-Arquitetura-puxadores-em-alça-puxador-convencional

Puxadores convencionais com fixação bilateral (ou em alça)

2. Puxador com fixação central

Esse modelo é muito parecido com o primeiro mas, ao invés de a fixação ser nas barras lateriais, ela se dá de forma central. Assim, as peças ficam com um aspecto mais reto e minimalista. Neste formato, também são muitos utilizados os mini puxadores quadrados e redondos, muito indicados para gavetas e portas pequenas, por sua delicadeza.

Puxadores com fixação central

Puxadores com fixação central

3. Puxador com fixação unilateral

O puxador com fixação unilateral se diferencia dos dois primeiros no tipo de fixação e, consequentemente, no seu design. Muitos modelos possuem formatos angulares e materiais diferentes, como o couro.

Puxadores com fixação unilateral

Puxadores com fixação unilateral

4. Puxador embutido

Esses modelos são embutidos na espessura da chapa de marcenaria e têm tamanhos pré-definidos. Eles podem ser instalados em várias posições e direções, claro que considerando o eixo de rotação das portas. Alguns modelos possuem uma “tampa” de fechamento e que quando empurradas para dentro, através de um sistema de molas, possibilitam o encaixe dos dedos.

3HAUSS-Arquitetura-puxadores-embutidos

Puxadores embutidos

5. Puxador de perfil (ou em metro)

Esses puxadores são normalmente cortados do tamanho das frentes das gavetas e portas, justamente por serem vendidos em metro. Muitos deles são embutidos e geralmente são feitos de alumínio ou de aço inox. Assim, já que não possuem pontas que possam machucar as pernas e são de fácil limpeza, são muito utilizados em cozinhas.

Puxador em Perfil (ou em metro)

Puxador em Perfil (ou em metro)

6. Puxador em cava na marcenaria

Esse tipo não é exatamente um puxador comercializável pois é modelado na própria madeira do móvel. Nela são feitas reintrâncias para abrigar os dedos e possibilitar as aberturas. Esse tipo de acabamento é muito usado quando se busca discrição visual, pois não é acrescentado nenhum material novo.

3HAUSS-Arquitetura-puxador-cava-marcenaria

7. Puxador em furos

Tipo de acabamento muito simples e econômico. É muito usado em quarto de crianças por dificultar acidentes, já que não possui nenhum elemento exposto, passível de corte ou perfurações.

Puxador em furo

Puxador em furo

8. Puxador semi-embutido

Esses puxadores são fechados porém externos ao móvel. É indicado que sejam instalados com a parte fechada para cima para que não a poeira não se deposite e fique difícil sua limpeza. Esses modelos são bastante diferenciados formalmente e, normalmente possuem um peso visual mais forte e, para quem gosta, é uma excelente pedida!

Puxadores semi-embutidos

Puxadores semi-embutidos

Agora que você conhece um pouquinho das diversas opções de puxadores, fica mais fácil entender o motivo de as marcenarias não os incluírem nos orçamentos, não é mesmo? Assim, você fica livre para escolher sozinho ou junto com seu arquiteto o modelo mais adequado para seus móveis!

Esse conteúdo foi útil para você?

Se increva aqui para não perder os próximos!

Até mais,

3HAUSS Arquitetura

There are no comments yet, add one below.
t Twitter f Facebook g Google+