Press Enter to Search

3HAUSS

3HAUSS é um jogo de palavras. O "3" (three em inglês) refere-se à tríade arquitetônica, proposta pelo arquiteto romano Marcus Vitruvius: Firmitas, Venustas e Utilitas que representam, respectivamente, os princípios estruturais das edificações, os conceitos de beleza e os de funcionalidade. Além disso, o número brinca com a sonoridade de tree na língua inglesa, que significa tanto árvore quanto viga.
Hauss, mais um jogo com a palavra alemã haus, que significa casa. Com mais um “s” a palavra ganha o significado de extraordinário, surpreendente e maravilhoso em inglês. O nome 3HAUSS une os conceitos da arquitetura surpreendente, ecologicamente responsável, e da organização e concepção inteligente de espaços.

DENÚNCIAS DA REFORMA DA MINHA CASA: COMO EVITAR?

fevereiro 16th, 2016
Denúncias de reformas em casas e apartamentos se tornaram algo comum nos últimos 2 anos. Isso se deve à criação da Norma Brasileira de reformas em edificações NBR 16280, após o grande desabamento no centro do Rio de Janeiro em 2012. Naquele caso o edifício, localizado ao lado do Theatro Municipal, já tinha sua estrutura comprometida devido à intervenções anteriores e veio a ruir com uma obra em andamento em um dos apartamentos. Ao desabar, levou o prédio do lado abaixo e ainda causou sérios danos em outro.
Desabamento Rio de Janeiro

Desabamento Rio de Janeiro

Com o intuito de evitar mais tragédias como essa, a Associação Brasileira de Normas Técnicas estipulou que obras internas de reforma (em casas, apartamentos, lojas, etc) também devem ser acompanhadas por um arquiteto ou engenheiro e possuir Registros de Responsabilidade Técnica (RRT) de tais profissionais. Para garantir o seu cumprimento, fiscais são enviados através de denúncias anônimas aos locais para verificar se os projetos e as documentações estão de acordo e se o edifício não está sendo comprometido de alguma forma. Portanto, se você pretende fazer alterações no seu imóvel, entre em contato com um arquiteto ou engenheiro ANTES DE INICIAR A OBRA para saber se a sua obra precisa de acompanhamento profissional, garantindo a segurança do seu imóvel e evitando chateações com denúncias. Casos como instalação de ar condicionado, troca de revestimentos de áreas molhadas, automação, alteração da parte hidráulica e elétrica são exemplos de atividades que exigem tal acompanhamento. Confira aqui o informativo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo sobre o assunto.
Acompanhamento de obra por 3HAUSS Arquitetura - instruções para colocação do piso

Acompanhamento de obra por 3HAUSS Arquitetura – instruções para colocação do piso

Nas nossas obras, além de estudarmos cada situação, projetar e acompanhar a execução, ainda elaboramos uma série de documentos e registros que evitarão denúncias, garantirão a não interdição da obra bem como servirão de consulta para futuras intervenções. Assim, com o amparo legal e a documentação em ordem, você poderá concentrar suas energias no que realmente importa: o seu novo lar!!  E a melhor parte: deixando ele do jeitinho que você quer, digno de belas fotografias e cenário perfeito para eventos com a família e amigos!
Arquitetas da 3HAUSS Ana Sekulic e Juliana Zandona com a cliente na conclusão da reforma

Arquitetas da 3HAUSS Ana Sekulic e Juliana Zandona com a cliente na conclusão da reforma

Até mais, 3HAUSS Arquitetura!

2 Comments

Post Comment
  • Nos casos em que a reforma envolve riscos que precisam ser controlados, para nao implicar em danos ao imovel proprioi ou de terceiros, Concordo com essa Norma ao exigir acompanhamento de prof.autorizado.
    Porem ha reformas (de apartamento) cujo escopo e pequeno ou superficial e que nao deveria exigir um responsavel tecnico. Mas estamos no Brasil, e aqui parece que quanto mais leis e normas, melhor o produto. Triste situacao essa da nossa cultura da burocracia…

  • Concordamos com você Érison!! Em muitas situações é extremamente importante a presença de um profissional, porém, em alguns casos, a norma acaba sendo rígida demais…

t Twitter f Facebook g Google+