Press Enter to Search

3HAUSS

3HAUSS é um jogo de palavras. O "3" (three em inglês) refere-se à tríade arquitetônica, proposta pelo arquiteto romano Marcus Vitruvius: Firmitas, Venustas e Utilitas que representam, respectivamente, os princípios estruturais das edificações, os conceitos de beleza e os de funcionalidade. Além disso, o número brinca com a sonoridade de tree na língua inglesa, que significa tanto árvore quanto viga.
Hauss, mais um jogo com a palavra alemã haus, que significa casa. Com mais um “s” a palavra ganha o significado de extraordinário, surpreendente e maravilhoso em inglês. O nome 3HAUSS une os conceitos da arquitetura surpreendente, ecologicamente responsável, e da organização e concepção inteligente de espaços.

COZINHAS INTEGRADAS – PARTE 2

maio 9th, 2016
3hauss arquitetura cozinhas integradas parte 2_r04  

A gente promete, a gente cumpre! Confira a segunda parte do tema de cozinhas integradas e americanas, sobre os layouts e medidas básicas funcionais para apartamentos e residências pequenas.

Para relembrar, ou se você perdeu a primeira parte, clique aqui.

Temos visto muitos materiais sobre medidas de cozinhas que se dizem funcionais mas que sabemos que são insuficientes! Por isso achamos interessante compartilhar com você alguns materiais com medidas básicas adequadas e que você deve se atentar quando for projetar sua cozinha. As informações abaixo não dispensam a ajuda de um arquiteto. O arquiteto irá pensar não só na estética, mas em facilitar o seu dia-a-dia através da disposição dos móveis e eletrodomésticos, de princípios ergonômicos e do aproveitamento de cada cantinho do seu espaço.

 
1) Altura da bancada de trabalho

A altura da bancada de trabalho para pia e preparo de alimentos pode variar entre 87cm e 100cm. Essa altura tem relação com a altura média de seus usuários, quanto mais alto for o usuário, mais alta pode ser a bancada de trabalho. Gostamos de utilizar uma medida de referência de 90cm pois se adapta para a média de estatura do brasileiro, de 1,60m para mulheres e 1,72 para homens. Para cadeirantes, a altura deve ficar entre 75cm e 76cm. Atente que se utilizar uma altura de 1,00m de bancada, pode ser até que fique confortável para alguém de estatura mais baixa lavar louça por exemplo, mas se a altura do fogão seguir essa mesma altura da bancada, pode se tornar muito alto e desconfortável devido às medidas das panelas aumentarem a altura em mais 15cm, aproximadamente. Assim, a altura ideal deve seguir a altura do seu principal usuário.

Imagem ilustrativa para alturas de bancadas de acordo com a estatura de seus usuários. Fonte: http://kanseicocinas.com/

Imagem ilustrativa para alturas de bancadas de acordo com a estatura de seus usuários. Fonte: http://kanseicocinas.com/

 
Imagem de cozinha com marcação de algumas medidas básicas. Projeto 3HAUSS Arquitetura

Imagem de cozinha com marcação de algumas medidas básicas. Projeto 3HAUSS Arquitetura

2) Medida bancada de refeições

A altura da bancada de refeições deve ser de 75 ou 76cm para cadeiras de altura convencional (45cm de altura de assento), mas necessita de uma circulação maior ao redor da mesa, de aproximadamente 80cm-90cm, para possibilitar a circulação de no mínimo 35cm atrás das cadeiras e mais 45cm de uma pessoa sentada com cadeira com encosto. A altura do encosto em espaços pequenos deve ser a menor possível (aproximadamente 50cm), pois quanto mais alto o encosto, maior a sensação de redução do espaço. Essa opção é ideal quando se deseja um uso mais constante e de maior duração da bancada de refeições, e quando não há espaço suficiente para colocar uma mesa de jantar pronta, por exemplo.

É possível também que uma bancada de refeições acompanhe a mesma altura da bancada da pia (90cm), trazendo continuidade visual e aumentando a superfície de bancada de trabalho por ter dupla funcionalidade. Pode ser até que seja do mesmo material da bancada da pia, como um granito por exemplo. Nesse caso, deve ser acompanhada de banquetas e cadeiras de altura média, de aproximadamente 62cm-68cm.

3hauss arquitetura neufert ergonomia cozinha bancada

Imagem com algumas medidas funcionais para cozinhas e bancadas de refeições retirada de um dos livros de ergonomia mais importantes para a arquitetura, o Neufert. Tradução 3HAUSS Arquitetura. Fonte: Neufert

 

Outra alternativa é utilizar bancadas altas, com 1,10m ou 1,20m como a altura de mesas tipo bistrô. Essa altura coincide com a altura média dos cotovelos e permite circulações menores ao redor da bancada. Ideal para espaços estreitos e para uma rotina corrida, ou mesmo para apoiar copos e taças durante festas, para degustação de aperitivos, ou para aquele café da manhã rápido quando você abusou do “soneca” do despertador do seu celular. A altura das cadeiras ou banquetas nesse caso deve ser de aproximadamente 75cm ou até 85cm. Essa altura proporciona que se crie uma barreira de uns 20cm entre a bancada de trabalho com 90cm de altura e a bancada de refeições rápidas de 1,10m, o que facilita até a disposição de temperos, copos e potes entre essas duas alturas superfícies. Muitos modelos de banquetas também possuem alturas ajustáveis, o que proporciona ainda mais conforto por se ajustar as diferentes estaturas de seus usuários.

A profundidade dessas bancadas deve ser de no mínimo 30cm para comportar um prato. Na maior parte dos nossos projetos utilizamos o mínimo de 40cm para possibilitar apoiar pratos maiores com copos e utilizar jogos americanos. Se for uma superfície apenas para apoio de copos, pode ter entre 10 e 15cm.

 
Imagem com medidas de altura de bancadas e banquetas. Fonte: Arquidicas

Imagem com medidas adequadas de altura de bancadas e banquetas. Fonte: Arquidicas

3) Sóculo (altura e profundidade)

O sóculo, é a base do seu armário quando ele tocar o chão e dá acabamento ao móvel. Pode ser feito de alvenaria ou de madeira e ser revestido – ou não – de granito ou com o mesmo piso do ambiente em que ele se insere. Móveis com sóculo de alvenaria e revestimento de piso ou granito são ideais para espaços em que se pretende jogar água durante a limpeza, ou que possua solo muito úmido. Se você preferir, pode fazer um móvel suspenso a 15cm-20cm (sem sóculo), chumbando-o na parede.

O uso do sóculo permite aproveitar melhor as medidas verticais do seu armário, pois com apenas 10cm de altura você consegue dar acabamento para o armário, ganhando de 5 a 10cm de altura de armário em relação a armários suspensos, o que pode equivaler a mais uma gaveta, ou mais utensílios dentro do seu armário. O sóculo não só tem função de acabamento como permite que seus pés se projetem por baixo do armário, o que possibilita que você se aproxime mais do armário, aumentando seu conforto. Dessa forma a altura deve ser de 7cm a 10cm, e a profundidade (recuo em relação a profundidade do armário) de mais 10cm.

 
4) Altura e profundidade dos armários superiores (altura e profundidade diferenciada para armário sobre geladeira)

Os armários superiores podem ficar a 1,50m do chão ou entre 40cm e 70cm de altura em relação à bancada de trabalho. Mas atente que armários com mais de 1,50m não devem coincidir com a altura do observador, pois pode ser um ponto para bater a cabeça. Assim o armário deve ser mais alto que o observador, ou ficar abaixo da linha dos olhos.

Gostamos de armários com 35cm-40cm de profundidade sobre bancadas de pias, podendo ser mais profundos sobre geladeiras, quando podem atingir até 55cm-60cm de profundidade. A diferença de profundidade entre uma bancada de trabalho e a profundidade de armários superiores deve ser de no mínimo 25cm para permitir melhor conforto para inclinar a cabeça sobre os alimentos. É possível que o armário superior tenha a mesma profundidade de armários inferiores quando ambos tiverem até 45cm de profundidade e for apenas uma bancada de apoio de compras, fruteira ou para expor potes de mantimentos.

 
Imagem com algumas altueras de armários para cozinhas e bancadas de refeições. Tradução livre por 3HAUSS Arquitetura Fonte: Neufert

Imagem com algumas alturas de armários para cozinhas e bancadas de refeições. Tradução por 3HAUSS Arquitetura Fonte: Neufert

5) Posição do micro-ondas 

Em cozinhas pequenas e integradas muitas vezes não sobram muitas opções de posição para o microondas. Os manuais sugerem que fique longe de fontes de calor, logo não costumamos posicioná-lo sobre fogões ou cooktops, ou logo ao lado do forno sem um isolamento térmico entre eles. O ideal é acima da bancada da pia afastado do fogão, ou logo abaixo da bancada da pia, afastado do forno. – Sim! É possível utilizar micro-ondas abaixo da altura da pia. – É funcional e permite que o armário superior não ultrapasse as medidas de 35cm 40cm mencionados no item anterior, pois o micro-ondas exige uma profundidade maior de base. A maioria dos manuais pede 10cm de distância livre atrás do aparelho, além da medida da profundidade do micro-ondas que é de aproximadamente 40cm, totalizando aproximadamente 50cm de profundidade de armário para o microondas. Os micro-ondas geralmente exigem tomadas 20A, certifique-se de possuir uma tomada próxima com as especificações indicadas no manual do seu aparelho.

Quando utilizar o microondas acima da bancada da pia, certifique-se que a altura do seu eixo fique entre 1,30m e 1,50m, no máximo, para facilitar o manejo de pratos mais pesados.

 
Imagem de referência de cozinha com microondas sob a bancada da pia. Projeto de Ravic Arquitetura (SP)

Imagem de referência de cozinha com microondas sob a bancada da pia. Projeto de Ravic Arquitetura (SP)

6) Medidas bancada

A bancada de trabalho deve ter profundidade suficiente para embutir o seu forno ou fogão (se houver), ou profundidade suficiente para posicionar uma pia. Bancadas que receberão fornos ou fogões de embutir geralmente tem profundidade entre 63cm e 65cm. Já bancadas que terão apenas uma pia, podem ter de 55cm a 60cm dependendo do modelo de torneira (de bancada ou de parede) e do modelo de pia.

 
7) Distância entre duas bancadas para cozinha em ilha e paralelas

A distância entre duas bancadas paralelas com cooktop em ilha deve ser de 1,20m no mínimo para permitir uma unidade de passagem de 60cm (média de espaço que uma pessoa ocupa) na frente de cada uma das bancadas. Essa distância também deve permitir que se posicione confortavelmente na frente do armário  ou do eletrodoméstico mesmo com suas portas abertas. Em casos extremos, quando a bancada do lado oposto for apenas de apoio de objetos, é possível que se utilize 90cm entre elas (ou seja duas medidas de 45cm que equivale a média de espaço que ocupa uma pessoa passando de lado).

 
Layout de cozinhas integradas

A maior parte das construtoras de apartamentos compactos hoje já possuem plantas que permitem total integração da cozinha com a sala de estar ou jantar, ou mesmo permitem a instalação de um passa pratos, no estilo cozinha americana. As plantas são muito variadas e mesmo com pouco espaço é possível tornar seu espaço funcional. Aqui disponibilizaremos alguns modelos de planta de alguns clientes nossos para ilustrar as diversas possibilidades de layouts.

3hauss arquitetura cozinha integrada americana

Modelo planta apartamento compacto com cozinha integrada com bancada para apoio de objetos e prateleiras atrás do sofá

3hauss arquitetura cozinha integrada lr

Planta apartamento de cobertura com cozinha integrada com a sala de jantar. Nesse projeto utilizamos uma bancada multifuncional entre a cozinha e o jantar, aumentando a superfície de trabalho e servindo como aparador para o jantar. Projeto 3HAUSS Arquitetura

3hauss arquitetura cozinha integrada mb

Projeto cozinha integrada com bancada alta para refeições rápidas. Projeto 3HAUSS Arquitetura

 
3hauss arquitetura cozinha integrada jg

Projeto cozinha integrada com ilha e bancada para refeições na ilha. Projeto 3HAUSS Arquitetura

Aqui apresentamos alguns exemplos de planta e medidas básicas que podem te ajudar a entender melhor a funcionalidade de uma cozinha. Mas cada projeto é único. As medidas e disposição dos ambientes do seu apartamento ou da sua casa, bem como as suas necessidades é que deverão ser analisadas individualmente para adequar o projeto de interiores ao seu dia a dia.

Para não perder mais nenhuma dica sobre arquitetura e interiores, clique aqui para se cadastrar no nosso site e receber nosso conteúdo semanal por e-mail.

Ou se quiser deixar comentários ou sugestão de temas, escreva para nós nos comentários abaixo.

Até logo!!! :)

3HAUSS Arquitetura

     

One Comment

Post Comment
t Twitter f Facebook g Google+